O Brasil produz, por ano, cerca de 170 mil toneladas de retalhos, estima-se que apenas 20% desse total seja reciclado, ou seja, cerca de 80% do material ainda vai parar nos lixões, quando poderiam ser reaproveitados, gerando renda.
Atualmente existe um movimento de mudança dessa realidade, através de iniciativas da indústria têxtil que tem destinado resíduos de tecidos para serem aproveitados em novos processos produtivos.
O processo de reaproveitamento de tecidos tem sido mais discutido e absorvido por Instituições, cooperativas de trabalho, OSCCIPS e centros de apoio espalhados pelo Brasil, onde os indivíduos pertencentes às comunidades em que vivem são incentivados a participar de ações que utilizam o reaproveitamento de tecidos em prol da melhoria de renda de sua família, atuando na transformação da realidade de vida dos seu membros, valorizando a comunidade, motivando os participantes, apresentando e ensinando técnicas para elaboração de produtos que, comercializados, podem torna-los economicamente participativos.
A interface entre o artesanato, a moda, a tecnologia e a sustentabilidade provam ser uma eficaz estratégia de produção e preservação do meio ambiente.
Os produtos do Projeto Colcha de Retalhos são desenvolvidos com retalhos doados através de parceiros e são produzidos por mulheres notáveis que acreditaram em seu potencial e aderiram ao projeto absorvendo técnicas e conhecimentos da produção artesanal.
Ao adquirir um produto do projeto Colcha de Retalhos, você estará contribuindo para a continuidade do projeto e garantindo que as nossas artesãs possam levar o auxílio para o sustento de suas famílias, além de contribuir com o meio ambiente, evitando que quilos de tecido sejam despejados na natureza.