Biografia

A Idealizado – Irene Coelho Cruz, Nascida em Lucélia, em 18 de Janeiro de 1936, tem vocação para atividades comercial, desde a adolescência sempre contribuiu para o sustento de sua família pois seu Pai abandonou sua família que era composta de mulher e 10 filhos. Com o episódio Irene teve que assumir desde a juventude o comando da casa e provendo o sustento dos irmãos mais novos.

Casou-se, teve Quatro filhos mesmo contra a vontade do marido ela contribuía para o sustento produzindo e vendendo salgados, “coxinhas”,  para amigos, vizinhos e outros.

Dado ao seu perfil empreendedor, Irene nunca se conformou com a situação e sempre foi em busca de melhores condições para sustentar os filhos, mesmo com muitos afazeres, Irene sempre dedicou tempo para atividades artesanais por prazer e claro como fonte de renda.

 Atualmente, a situação financeira mudou, os filhos já estão com suas famílias constituídas e Dona Irene, continua produzindo colchas artesanais para ajudar as pessoas e passar o tempo.

Para a confecção destas colchas, Dona Irene vai à busca de doações de retalhos nos bairros, igrejas, comércios, com o objetivo de produzir as colchas e de posse do produto acabado Dona Irene faz doações para quem precisa ou promove rifas que serão revertidas em ações sociais.

 

Justificativa – O incentivo à produção artesanal constitui, portanto, uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que grande parte dessas pessoas encontra no artesanato uma forma de garantir a própria sobrevivência e a manutenção do bem estar de seus familiares.

No Brasil, o trabalho artesanal foi considerado como uma estratégia de manutenção e criação de empregos, com capacidade de absorver parte do excedente da mão-de-obra disponível do emergente setor industrial.

Este Projeto tem por objetivo a valorização do artesanato por meio do desenvolvimento de Colchas de retalhos e Mix de outros produtos artesanais, preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de sua idealizadora.

Dentre as principais ações do Projeto destacam-se: escolha da comunidade, o cadastramento das pessoas alvo, a seleção e a capacitação voltada para a produção artesanal de colchas e derivados e o desenvolvimento da cadeia de comercialização dos produtos através dos canais de vendas: lojas, feiras, eventos, site, rifas, encontros do instituto, etc, divulgando os trabalhos e fomentando as vendas do material produzido.

Objetivo Geral – O Projeto “Colcha de Retalhos” tem como objetivo deixar o legado da matriarca D. Irene Coelho Cruz, além de proporcionar conhecimento, inclusão social, geração de renda, preservar o trabalho artesanal e o meio ambiente através da reciclagem e assim, resgatar a dignidade das pessoas

Objetivos Específicos​ –  Dar oportunidade as pessoas que não tem condições de entrar no mercado de trabalho formal a oportunidade de obter receitas por meio do trabalho artesanal;

– Proporcionar inclusão social, relacionamento, alto estima, felicidade e perspectiva de vida melhor;

– Estabelecer parceria com entidades sem fins lucrativos para desenvolver multiplicadores locais e regionais, a fim de contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades;

– Preservar o meio ambiente através da reciclagem de sobra de tecidos;

– Proporcionar a inclusão social oferecendo oportunidades  de participarem do projeto pessoas (maiores de 18 anos);

– Comercializar os produtos com objetivo de reverter os resultados em benefício dos participantes bem como para a manutenção e melhoria do projeto;

– Identificar e registrar as conquistas e desafios da atividade artesanal enquanto geradora de renda e benefícios sociais;